AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS E PROGRAMAS SOCIAIS: METODOLOGIA PROAVALIA APLICADA NO SETOR PÚBLICO

Resumo gerencial

Este artigo tem por objetivo apresentar a metodologia PROAVALIA (Avaliação de Serviços e Programas Sociaise Públicos) sobre aplicação em avaliação de serviços públicos no Brasil. Essa metodologia visa avaliar o(s) serviço(s), projeto(s), programa(s), plano(s), sistema(s) e política(s) sociais e/ou públicos realizados ou a serem realizados por organizações do terceiro setor (privadas) ou governamentais (municipais, estaduais, nacionais ou internacionais), a partir de modernos métodos e técnicas avaliativas no campo das políticas públicas e da gestão pública. As etapas do PROAVALIA são as seguintes: (1) Pré-programa: planejamento de avaliação e diagnóstico situacional do serviço público a ser avaliado; (2) Programa de avaliação: sensibilização dos stakeholders (atores envolvidos), desenvolver e aplicação piloto da modelagem customizada, execução da avaliação no início, durante e no final do serviço; e (3) Pós-programa: meta-avaliação do PROAVALIA com avaliação de resultados, retorno de investimentos, expectativas, experiências, eficácia ou impactos do serviço, projeto, programa, plano, sistema e política social e/ou pública.

Palavras-chave: Avaliação de serviços. Avaliação de programas. Serviços públicos.

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