Gestão
Todas as soluções metodológicas do eixo de gestão podem ser aplicadas de forma presencial e/ou on line, sendo ainda customizadas para a realidade do cliente.
PRODESO - Programa de Sustentabilidade Organizacional
• Implantar modelo de gestão estratégica e de resultados a partir do conceito de sustentabilidade organizacional (colaboradores, clientes e econômico-financeira);
• Promover uma ampla leitura organizacional externa (cenários e tendências, oportunidades e ameaças) e interna (seus desafios, seus pontos fortes, seus problemas, suas causas e suas possíveis soluções);
• Buscar o comprometimento de todos os gestores e as lideranças internas para o processo de mudança e os desafios de mercado ou sociais;
• Avaliar e reconstruir o direcionamento estratégico da organização, de sua identidade organizacional: princípios/valores, negócios, missão, visão de futuro, integrado com o diagnostico realizado na primeira etapa e gerando os objetivos estratégicos;
• Elaborar o Mapa Estratégico da organização, gerando os indicadores e as metas de resultados, construindo o Acordo de Resultados dentro da organização; e
• Implantar os Fóruns de Avaliação & Gestão (FAGs), fundamentados no conceito de reuniões executivas para resultados e no conceito dialógico, com acompanhamento pelo IAGEE até a internalização e transferência da metodologia ao cliente.
1. Diagnóstico Empresarial ou Organizacional (DEO);
2. Planejamento e Gestão Estratégica (PGE);
3. Acordo de Avaliação & Gestão (AAG); e
4. Fórum de Avaliação & Gestão (FAG).
• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PRODESO: Programa de Sustentabilidade Organizacional. Fortaleza: IAGEE, 2009.
• LIMA, Marcos Antonio Martins. Sustentabilidade Organizacional: avaliação & gestão. Curitiba: Brazil Publishing, 2020.
• LIMA, Marcos Antonio Martins. Avaliação & Gestão de Programa de Sustentabilidade Organizacional (PRODESO) na Organização Atlas II In: MELLO, Roger Goulart; FREITAS, Patrícia Gonçalves de (Orgs.). Aplicação estratégica e multiplicidades da Gestão Contemporânea. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020. 613p.
• Gestão Estratégica (HITT; IRELAND; HOSKISSON, 2008; KAPLAN; NORTON, 1997; BARNEY; HESTERLEY, 2007; LIMA, 2001);
• Gestão por Indicadores Quantitativos e Qualitativos (LIMA, 2005; 2008; DUTRA, 2000);
• Contrato de Avaliação (LIMA, 2005);
• Competências Organizacionais (PRAHALAD; HAMEL, 1990).
PRE - Programa de Remuneração Estratégica
• Desenvolver e implantar a cultura de remuneração estratégica na organização;
• Desenvolver plano de cargos, carreiras e salários;
• Desenvolver plano de benefícios;
• Aplicar pesquisa salarial de mercado;
• Avaliar e analisar e descrever os cargos e funções existentes e a serem criadas;
• Elaborar sistemática de meritocracia (promoção e progressão funcional);
• Desenvolver modelo de remuneração variável.
1. Diagnóstico situacional;
2. Remuneração fixa, carreiras e benefícios; e
3. Remuneração variável.
- IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PRE: Programa de Remuneração Estratégica. Fortaleza: IAGEE, 2009.
- LIMA, Marcos Antonio Martins. Gestão de sistemas de recompensas: estudo de caso em indústria com programa de remuneração estratégica focado na resource based management theory. RAUP Revista Eletrônica, Ano I, v. 1, n. 2 – abr./out. 2009, pp. 44-60.
- ANDRADE, Marta Maria Santos de Jesus; FERRAZ, Serafim Firmo de Souza; DUARTE, Marcia de Freitas; LIMA, Marcos Antonio Martins. Programas de participação nos lucros e resultados e comprometimento funcional em indústrias de fertilizantes. IV CNEG – CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO Responsabilidade Socioambiental das Organizações Brasileiras Niterói, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008, p. 1-24.
- Administração de salários (ZIMPEC, 1990);
- Remuneração Variável (XAVIER et al., 1999);
- Remuneração por habilidades e competências (WOOD JR., 1999); e
- Participação nos Lucros ou Resultados (CORREA, 1999).
PAGED - Programa de Avaliação e Gestão de Desempenho
• Integrar o desempenho humano e individual ao desempenho organizacional;
• Estabelecer critérios objetivos para a avaliação e a gestão do desempenho;
• Referenciar as políticas de remuneração, reconhecimento e capacitação;
• Promover melhorias na produtividade e na qualidade de vida dos profissionais.
1. Diagnóstico situacional;
2. Modelo qualitativo;
3. Modelo quantitativo; e
4. Plano de implantação (formação de multiplicadores).
• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PAGED: Programa de Avaliação & Gestão de Desempenho. Fortaleza: IAGEE, 2009.
• Gestão Estratégica do Desempenho Humano (GILBERT, 1978; KAPLAN; NORTON, 1997);
• Gestão por Indicadores Qualitativos (LIMA, 2005; DUTRA, 2000);
• Contrato de Avaliação (LIMA, 2005);
• Percepção e Feedback (MOSCOVICI, 1985);
• Trabalho em Equipe (MOSCOVICI, 2002; MUCCHIELLI, 1980); e
• Meta-avaliação (PENNA FIRME, 2002).
PRORH - Programa Recursos Humanos Estratégicos
• Contribuir para que a organização alcance a sua missão, os seus objetivos e estratégias, e os resultados pretendidos;
• Proporcionar vantagens competitivas à organização;
• Proporcionar à organização colaboradores bem treinados e motivados;
• Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho;
• Promover o processo de mudança organizacional; e
• Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.
1. Diagnóstico e sensibilização da gestão de pessoas;
2. Planejamento estratégico da gestão de pessoas;
3. Modelo de gestão estratégica de pessoas;
4. Estrutura e processos de gestão de pessoas; e
5. Acordo de resultados para gestão de pessoas.
• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PRORH: Programa de Recursos Humanos. Fortaleza: IAGEE, 2009.
• LIMA, Marcos Antonio Martins; NUNES, Paulo Roberto Carvalho; MATOS, Rita de Cássia Holanda; SILVA, Denize de Melo; SOUSA, Natália Rocha de. Programa Recursos Humanos Estratégicos (PRORH): Diagnóstico da Gestão de Pessoas na Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), In: MELLO, Roger Goulart; FREITAS, Patrícia Gonçalves de (Orgs.). Aplicação estratégica e multiplicidades da Gestão Contemporânea. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020. 613p.
• Recursos Humanos Estratégico (DAVE ULRICH, 2000);
• Campeões de Recursos Humanos (DAVE ULRICH, 1998);
• Gestão Estratégica de Pessoas (ANDRÉ MASCARENHAS, 2008)
• estRHatégia (SELMA PASCHINI, 2006);
• Gestão Estratégica de Pessoas com Scorecard (BECKER; HUSELID; DAVE ULRICH, 2001);
• A Gestão de Pessoas no Brasil (BETÂNIA TANURE; PAUL EVANS; VLADIMIR PUCIK, 2007);
• Educação, competências e desempenho (LIMA, 2004); e
• Mérito e Flexibilidade: a gestão de pessoas no setor público (FRANCISCO LONGO, 2007).
PGPC - Programa de Gestão por Competências
• Desenvolver e implantar a cultura de competências na organização;
• Mapear as competências organizacionais;
• Mapear as competências profissionais;
• Referenciar as bases para remuneração, desempenho, capacitação e outras políticas de gestão de pessoas.
1. Diagnóstico situacional;
2. Mapeamento das competências organizacionais;
3. Mapeamento das competências profissionais; e
4. Plano de implantação e acompanhamento.
• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PGPC: Programa de Gestão de Competências. Fortaleza: IAGEE, 2009.
• Administração estratégica (MICHAEL HITT et al., 2008);
• Competência essencial da corporação. (“The Core Competence of the Corporation”) (PRAHALAD, C. K., HAMEL, G, 1990);
• Gestão por competências (DUTRA, 2001);
• Human Competence (GILBERT, 1978);
• Educação, competências e desempenho (LIMA, 2004); e
• Competências gerenciais (QUINN et al., 2003).
PROAGE - Programa de Avaliação & Gestão Educacional
• Levantar as necessidades de treinamento, integrado aos processos e às estratégias da organização;
• Planejar e programar as ações educacionais, com definição orçamentária para o período operacional;
• Organizar as ações educacionais com o design do programa educacional, a definição de recursos educacionais, e o planejamento pedagógico entre os educadores e os pedagogos organizacionais;
• Executar o programa educacional em sala de aula, plataforma de EaD (educação a distância) ou blended learning (modelo híbrido);
• Coordenar o programa educacional exercida pelo pedagogo organizacional, com feedback constante sobre a execução com educador e educandos; e
• Avaliar os programas educacionais a partir de modelos de avaliação (reação, aprendizagem, comportamento ou transferência, resultados, ROI e ROE), que permitam a melhoria contínua da qualidade educacional.
1. Diagnóstico Situacional e de Necessidades;
2. Planejamento e programação;
3. Organização;
4. Execução;
5. Coordenação; e
6. Avaliação.
• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PROAGE: Programa de Avaliação & Gestão Educacional. Fortaleza: IAGEE, 2009.
• Pedagogia organizacional (LIMA; MARINHO, 2013);
• Avaliação de programas educacionais em organizações (LIMA, 2005);
• Pedagogia do treinamento (BONFIM, 1998);
• Manual de treinamento e desenvolvimento (BOOG, 1994);
• Saber ensinar (CORREIA, 2006); e
• Ensino (MIZUKAMI, 1986).
PROESTRUTURA - Programa de Estruturação Organizacional
• Planejar e executar capacitação metodológica sobre os temas do PROESTRUTURA;
• Realizar um diagnóstico técnico e situacional da gestão de processos na organização;
• Realizar, de forma participativa, o desenho e redesenho dos processos a serem alvo, identificando as disfunções presentes e implementando soluções rápidas para a questão crítica definida e a manualização e/ou automação de processos;
• Propor modelo de gestão de processos identificando as métricas de desempenho (pontos de controle ou indicadores de processos);
• Definir plano de implantação para os processos redesenhados e validados pela direção;
• Entregar relatório final com recomendações da consultoria.
1. Diagnóstico situacional da estrutura organizacional;
2. Proposição e validação do modelo conceitual (arquitetura organizacional);
3. Mapeamento e Análise da Estrutura Corporativa e Setorial;
4. Proposição e Validação Nova Estrutura Organizacional; e
5. Plano de implantação da esturutra organizacional.
• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PROESTRUTURA: Programa de Estruturação Organizacional. Fortaleza: IAGEE, 2012.
• Estrutura organizacional (VASCONCELOS, 2000; OLIVEIRA, 2006);
• Strategy and Structure (CHANDLER JR., 1962);
• The structuring of organizations (MINTZBERG, 1979);
• Sinais vitais (HRONEC, 1994);
• Estruturas de redes nos ambientes internos e externos das PME’s e o modelo italiano (LIMA, 1999);
• Vantagem competitiva (PORTER, 1989);
• Melhores desempenhos das Empresas (RUMMLER; BRACHE, 1996); e
• Manual de organização (CRUZ, 1997).
PGEPRO - Programa de Gestão de Processos
• Planejar e executar capacitação metodológica sobre os temas do PGEPRO;
• Realizar um diagnóstico técnico e situacional da gestão de processos na organização;
• Realizar, de forma participativa, o desenho e redesenho dos processos a serem alvo, identificando as disfunções presentes e implementando soluções rápidas para a questão crítica definida e a manualização e/ou automação de processos;
• Propor modelo de gestão de processos identificando as métricas de desempenho (pontos de controle ou indicadores de processos);
• Definir plano de implantação para os processos redesenhados e validados pela direção;
• Entregar relatório final com recomendações da consultoria.
1. Diagnóstico situacional de processos;
2. Análise e Desenho de Processos (AS IS);
3. Redesenho, manualização e automação de processos (TO BE); e
4. Acompanhamento e gestão de processos.
• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PGEPRO: Programa de Gestão de Processos. Fortaleza: IAGEE, 2009.
• Construção de uma Metodologia de Mapeamento de Processos (CUNHA; LIMA, 2011);
• Reengenharia (HAMMER ; CHAMPY, 1994; HAMMER; STANTON, 1995; );
• Sinais vitais (HRONEC, 1994).
• Estruturas de redes nos ambientes internos e externos das PME’s e o modelo italiano (LIMA, 1999).
• Gestão de Processos (PAIM; CARDOSO; CAULLIRAUX; CLEMENTE, 2009; SILVA, 2015; SORDI, 2014; BROCKE; ROSEMANN, 2013).
• Vantagem competitiva (PORTER, 1989).
• Melhores desempenhos das Empresas (RUMMLER; BRACHE, 1996);
• Manual de organização (CRUZ, 1997).
PROATENDE - Programa de Excelência no Atendimento
• Desenvolver, de forma prática, uma metodologia aderente à realidade brasileira, a partir do diagnóstico, da definição do modelo de atendimento para a organização e da gestão do processo;
• Desenvolver e implantar um modelo customizado, capacitação, avaliação e reconhecimento da equipe de atendimento em todos os ambientes da organização que interagem com os clientes, porém dentro de uma abordagem prática e vivencial;
• Desenvolver e implantar modelo de gestão do atendimento com avaliação através de indicadores quantitativos e qualitativos de atendimento, vinculados às estratégias de negócios e aos resultados pretendidos.
1. Diagnóstico do Atendimento;
2. Definição do fluxo: Pré-atendimento; Atendimento; e Pós-atendimento;
3. Implantação piloto e definitiva;e
4. Avaliação e acompanhamento do modelo.
• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PROATENDE: Programa de Excelência no Atendimento. Fortaleza: IAGEE, 2015.
• ROCHA, Joice Rodrigues Vasconcelos; LIMA, Marcos Antonio Martins; ROCHA, Roberto Ednísio Vasconcelos. Qualidade de atendimento na Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC): análise a luz do modelo SERVQUAL. Rio de Janeiro: ENEGEP – XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 13 a 16 de outubro de 2008.
• KOTLER, Philip. Marketing para o Século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 1999.
• SPILLER, Eduardo Santiago; PLÁ, Daniel; LUZ, Ferreira da; SÁ, Patrícia Riccelli Galante de. Gestão de serviços e marketing interno. 3ª ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2006.
• STONE, Merlin; WOODCOCK, Neil; Marketing de relacionamento. São Paulo: Litera Mundi, 1998.
PROVENDAS - Programa de Aceleração de Vendas
1. Alinhamento estratégico com a Direção da organização
2. Diagnóstico da Área Comercial: equipe, atendimento, estrutura organizacional, métricas e resultados
3. Perfilamento: avaliação técnica do perfil: competências, desempenho e metas;
4. Gestão e Sistema: novas estratégias e estrutura, metas e Processos de monitoramento e reconhecimento da equipe; e
5. Escola de Vendas & Motivação: Convenções de Vendas e Campanhas Motivacionais/Placar de Vendas.
• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PROVENDAS: Programa de Aceleração de Vendas. Fortaleza: IAGEE, 2015.
• Contrato de Avaliação (LIMA, 2005);
• Gestão de sistemas de recompensas (LIMA, 2009);
• Sincronismo Organizacional (ALBUQUERQUE; ROCHA, 2006);
• Gestão Estratégica (HITT; IRELAND; HOSKISSON, 2008; KAPLAN; NORTON, 1997; BARNEY; HESTERLEY, 2007; LIMA, 2001);
• Gestão de Pessoas (ULRICH, 2000; ANDRÉ MASCARENHAS, 2008)
• Gestão de Processos (PAIM; CARDOSO; CAULLIRAUX; CLEMENTE, 2009; SILVA, 2015; SORDI, 2014; BROCKE; ROSEMANN, 2013).
PROCUSTOS - Programa de Gestão de Custos e Despesas
É uma metodologia que busca desenvolver estudos para melhoria da gestão financeira e sustentabilidade organizacional através da implantação de plano para otimização de custos, orçamentos e despesas.
• Realizar diagnóstico visando levantar informações, analisar e Identificar as lacunas de custos, priorizá-las e atacá-las com metas e planos de ação específicos;
• Identificar e disseminar as melhores práticas e o controle efetivo dos custos, orçamentos e despesas envolvidos nos processos da organização;
• Aplicar projeto de mobilização das equipes internas para colaboração no programa;
• Oferecer uma abordagem eficiente para a eliminação dos desperdícios e da ineficiência associada aos seus processos;
• Maior controle e domínio de seus custos e das variáveis relacionadas a sua gestão.
1. Alinhamento estratégico com a Direção da organização
2. Diagnóstico com a identificação do problema (objeto da melhoria);
3. Estabelecimento da Meta Geral;
4. Análise das fontes, natureza, causas, valores e variações;
5. Elaboração do Plano de Ação e Orçamentos;
6. Execução do Plano de Ação e Orçamentos;
7. Verificação (checagem) do cumprimento das ações previstas;
8. Execução de ações corretivas.
• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PROCUSTOS: Programa de Gestão de Custos e Despesas. Fortaleza: IAGEE, 2015.
• CAMPOS, V. F. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 8. ed. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2004.
• CAMPOS, V. F. O verdadeiro Poder. Nova Lima. INDG Tecnologia e Serviços Ltda. 2009.
• COOPER, R.; SLAGMULDER, R. Redução de Custo com inteligência. HSM Management 40 setembro-outubro 2003.
• DEMING, W. E. Qualidade: a revolução da administração. São Paulo: Marques Saraiva, 1990.
• DRUCKER, Peter. Administrando para obter resultados. Tradução de Nivaldo Montingelli Jr. São Paulo: Pioneira, 1998.
• ISHIKAWA, Kaoru. What Is Total Quality Control?: The Japanese Way. Hardcove, 1985.
• SILVA, J.P. Análise Financeira de Empresas. 5 ed., São Paulo: Atlas, 2001.
OUTRAS SOLUÇÕES
O IAGEE desenvolve soluções integradas e customizadas para a realidade dos clientes, basta nos acionar.