Gestão

Todas as soluções metodológicas do eixo de gestão podem ser aplicadas de forma presencial e/ou on line, sendo ainda customizadas para a realidade do cliente.

PRODESO - Programa de Sustentabilidade Organizacional

É uma metodologia que compreende um processo de gestão estratégica e que implanta, efetivamente, o modelo de gestão com princípios, avaliação dos FAGs, acompanhamento mensal dos indicadores e metas corporativas por parte da Diretoria, Gerentes e convidados, com a aprendizagem e aplicação da gestão por resultados em 3 (três) focos estratégicos: sustentabilidade de colaboradores; sustentabilidade de clientes; e sustentabilidade econômico-financeira.

• Implantar modelo de gestão estratégica e de resultados a partir do conceito de sustentabilidade organizacional (colaboradores, clientes e econômico-financeira);

• Promover uma ampla leitura organizacional externa (cenários e tendências, oportunidades e ameaças) e interna (seus desafios, seus pontos fortes, seus problemas, suas causas e suas possíveis soluções);

• Buscar o comprometimento de todos os gestores e as lideranças internas para o processo de mudança e os desafios de mercado ou sociais;

• Avaliar e reconstruir o direcionamento estratégico da organização, de sua identidade organizacional: princípios/valores, negócios, missão, visão de futuro, integrado com o diagnostico realizado na primeira etapa e gerando os objetivos estratégicos;

• Elaborar o Mapa Estratégico da organização, gerando os indicadores e as metas de resultados, construindo o Acordo de Resultados dentro da organização; e

• Implantar os Fóruns de Avaliação & Gestão (FAGs), fundamentados no conceito de reuniões executivas para resultados e no conceito dialógico, com acompanhamento pelo IAGEE até a internalização e transferência da metodologia ao cliente.

1. Diagnóstico Empresarial ou Organizacional (DEO);

2. Planejamento e Gestão Estratégica (PGE);

3. Acordo de Avaliação & Gestão (AAG); e

4. Fórum de Avaliação & Gestão (FAG).

• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PRODESO: Programa de Sustentabilidade Organizacional. Fortaleza: IAGEE, 2009.

• LIMA, Marcos Antonio Martins. Sustentabilidade Organizacional: avaliação & gestão. Curitiba: Brazil Publishing, 2020.

• LIMA, Marcos Antonio Martins. Avaliação & Gestão de Programa de Sustentabilidade Organizacional (PRODESO) na Organização Atlas II In: MELLO, Roger Goulart; FREITAS, Patrícia Gonçalves de (Orgs.). Aplicação estratégica e multiplicidades da Gestão Contemporânea. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020. 613p.

• Gestão Estratégica (HITT; IRELAND; HOSKISSON, 2008; KAPLAN; NORTON, 1997; BARNEY; HESTERLEY, 2007; LIMA, 2001);

• Gestão por Indicadores Quantitativos e Qualitativos (LIMA, 2005; 2008; DUTRA, 2000);

• Contrato de Avaliação (LIMA, 2005);

• Competências Organizacionais (PRAHALAD; HAMEL, 1990).

PRE - Programa de Remuneração Estratégica

É uma metodologia de remuneração que compreende plano de cargos, carreiras, salários e remuneração estratégica.

• Desenvolver e implantar a cultura de remuneração estratégica na organização;

• Desenvolver plano de cargos, carreiras e salários;

• Desenvolver plano de benefícios;

• Aplicar pesquisa salarial de mercado;

• Avaliar e analisar e descrever os cargos e funções existentes e a serem criadas;

• Elaborar sistemática de meritocracia (promoção e progressão funcional);

• Desenvolver modelo de remuneração variável.

1. Diagnóstico situacional;

2. Remuneração fixa, carreiras e benefícios; e

3. Remuneração variável.

  • IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PRE: Programa de Remuneração Estratégica. Fortaleza: IAGEE, 2009.
  • LIMA, Marcos Antonio Martins. Gestão de sistemas de recompensas: estudo de caso em indústria com programa de remuneração estratégica focado na resource based management theory. RAUP Revista Eletrônica, Ano I, v. 1, n. 2 – abr./out. 2009, pp. 44-60.
  • ANDRADE, Marta Maria Santos de Jesus; FERRAZ, Serafim Firmo de Souza; DUARTE, Marcia de Freitas; LIMA, Marcos Antonio Martins. Programas de participação nos lucros e resultados e comprometimento funcional em indústrias de fertilizantes. IV CNEG – CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO Responsabilidade Socioambiental das Organizações Brasileiras Niterói, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008, p. 1-24.
  • Administração de salários (ZIMPEC, 1990);
  • Remuneração Variável (XAVIER et al., 1999);
  • Remuneração por habilidades e competências (WOOD JR., 1999); e
  • Participação nos Lucros ou Resultados (CORREA, 1999).

PAGED - Programa de Avaliação e Gestão de Desempenho

É uma metodologia que permite integrar a avaliação de desempenho das pessoas e equipes aos resultados organizacionais por meio de indicadores, estabelecendo um modelo de gestão do desempenho humano integrado ao desempenho institucional.

• Integrar o desempenho humano e individual ao desempenho organizacional;

• Estabelecer critérios objetivos para a avaliação e a gestão do desempenho;

• Referenciar as políticas de remuneração, reconhecimento e capacitação;

• Promover melhorias na produtividade e na qualidade de vida dos profissionais.

1. Diagnóstico situacional;

2. Modelo qualitativo;

3. Modelo quantitativo; e

4. Plano de implantação (formação de multiplicadores).

• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PAGED: Programa de Avaliação & Gestão de Desempenho. Fortaleza: IAGEE, 2009.

• Gestão Estratégica do Desempenho Humano (GILBERT, 1978; KAPLAN; NORTON, 1997);

• Gestão por Indicadores Qualitativos (LIMA, 2005; DUTRA, 2000);

• Contrato de Avaliação (LIMA, 2005);

• Percepção e Feedback (MOSCOVICI, 1985);

• Trabalho em Equipe (MOSCOVICI, 2002; MUCCHIELLI, 1980); e

• Meta-avaliação (PENNA FIRME, 2002).

PRORH - Programa Recursos Humanos Estratégicos

É uma metodologia que permite integrar a gestão de pessoas à gestão estratégica, estabelecendo um modelo de gestão de pessoas integrado ao direcionamento estratégico da organização.

• Contribuir para que a organização alcance a sua missão, os seus objetivos e estratégias, e os resultados pretendidos;

• Proporcionar vantagens competitivas à organização;

• Proporcionar à organização colaboradores bem treinados e motivados;

• Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho;

• Promover o processo de mudança organizacional; e

• Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

1. Diagnóstico e sensibilização da gestão de pessoas;

2. Planejamento estratégico da gestão de pessoas;

3. Modelo de gestão estratégica de pessoas;

4. Estrutura e processos de gestão de pessoas; e

5. Acordo de resultados para gestão de pessoas.

• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PRORH: Programa de Recursos Humanos. Fortaleza: IAGEE, 2009.

• LIMA, Marcos Antonio Martins; NUNES, Paulo Roberto Carvalho; MATOS, Rita de Cássia Holanda; SILVA, Denize de Melo; SOUSA, Natália Rocha de. Programa Recursos Humanos Estratégicos (PRORH): Diagnóstico da Gestão de Pessoas na Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), In: MELLO, Roger Goulart; FREITAS, Patrícia Gonçalves de (Orgs.). Aplicação estratégica e multiplicidades da Gestão Contemporânea. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020. 613p.

• Recursos Humanos Estratégico (DAVE ULRICH, 2000);

• Campeões de Recursos Humanos (DAVE ULRICH, 1998);

• Gestão Estratégica de Pessoas (ANDRÉ MASCARENHAS, 2008)

• estRHatégia (SELMA PASCHINI, 2006);

• Gestão Estratégica de Pessoas com Scorecard (BECKER; HUSELID; DAVE ULRICH, 2001);

• A Gestão de Pessoas no Brasil (BETÂNIA TANURE; PAUL EVANS; VLADIMIR PUCIK, 2007);

• Educação, competências e desempenho (LIMA, 2004); e

• Mérito e Flexibilidade: a gestão de pessoas no setor público (FRANCISCO LONGO, 2007).

PGPC - Programa de Gestão por Competências

É uma metodologia que permite desenvolver e aplicar a Gestão por Competências na organização, com o mapeamento das competências organizacionais e profissionais.

• Desenvolver e implantar a cultura de competências na organização;

• Mapear as competências organizacionais;

• Mapear as competências profissionais;

• Referenciar as bases para remuneração, desempenho, capacitação e outras políticas de gestão de pessoas.

1. Diagnóstico situacional;

2. Mapeamento das competências organizacionais;

3. Mapeamento das competências profissionais; e

4. Plano de implantação e acompanhamento.

• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PGPC: Programa de Gestão de Competências. Fortaleza: IAGEE, 2009.

• Administração estratégica (MICHAEL HITT et al., 2008);

• Competência essencial da corporação. (“The Core Competence of the Corporation”) (PRAHALAD, C. K., HAMEL, G, 1990);

• Gestão por competências (DUTRA, 2001);

• Human Competence (GILBERT, 1978);

• Educação, competências e desempenho (LIMA, 2004); e

• Competências gerenciais (QUINN et al., 2003).

PROAGE - Programa de Avaliação & Gestão Educacional

É uma metodologia que permite desenvolver o modelo pedagógico e educacional a ser aplicado nas ações de planejamento e capacitação funcional, baseado em princípios e métodos da educação corporativa.

• Levantar as necessidades de treinamento, integrado aos processos e às estratégias da organização;

• Planejar e programar as ações educacionais, com definição orçamentária para o período operacional;

• Organizar as ações educacionais com o design do programa educacional, a definição de recursos educacionais, e o planejamento pedagógico entre os educadores e os pedagogos organizacionais;

• Executar o programa educacional em sala de aula, plataforma de EaD (educação a distância) ou blended learning (modelo híbrido);

• Coordenar o programa educacional exercida pelo pedagogo organizacional, com feedback constante sobre a execução com educador e educandos; e

• Avaliar os programas educacionais a partir de modelos de avaliação (reação, aprendizagem, comportamento ou transferência, resultados, ROI e ROE), que permitam a melhoria contínua da qualidade educacional.

1. Diagnóstico Situacional e de Necessidades;

2. Planejamento e programação;

3. Organização;

4. Execução;

5. Coordenação; e

6. Avaliação.

• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PROAGE: Programa de Avaliação & Gestão Educacional. Fortaleza: IAGEE, 2009.

• Pedagogia organizacional (LIMA; MARINHO, 2013);

• Avaliação de programas educacionais em organizações (LIMA, 2005);

• Pedagogia do treinamento (BONFIM, 1998);

• Manual de treinamento e desenvolvimento (BOOG, 1994);

• Saber ensinar (CORREIA, 2006); e

• Ensino (MIZUKAMI, 1986).

PROESTRUTURA - Programa de Estruturação Organizacional

É uma metodologia que consiste na aplicação dos fundamentos de integração da estrutura com a estratégia organizacional, promovendo a estruturação organizacional de forma a responder ao ambiente externo e as mudanças organizacionais.

• Planejar e executar capacitação metodológica sobre os temas do PROESTRUTURA;

• Realizar um diagnóstico técnico e situacional da gestão de processos na organização;

• Realizar, de forma participativa, o desenho e redesenho dos processos a serem alvo, identificando as disfunções presentes e implementando soluções rápidas para a questão crítica definida e a manualização e/ou automação de processos;

• Propor modelo de gestão de processos identificando as métricas de desempenho (pontos de controle ou indicadores de processos);

• Definir plano de implantação para os processos redesenhados e validados pela direção;

• Entregar relatório final com recomendações da consultoria.

1. Diagnóstico situacional da estrutura organizacional;

2. Proposição e validação do modelo conceitual (arquitetura organizacional);

3. Mapeamento e Análise da Estrutura Corporativa e Setorial;

4. Proposição e Validação Nova Estrutura Organizacional; e

5. Plano de implantação da esturutra organizacional.

• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PROESTRUTURA: Programa de Estruturação Organizacional. Fortaleza: IAGEE, 2012.

• Estrutura organizacional (VASCONCELOS, 2000; OLIVEIRA, 2006);

• Strategy and Structure (CHANDLER JR., 1962);

• The structuring of organizations (MINTZBERG, 1979);

• Sinais vitais (HRONEC, 1994);

• Estruturas de redes nos ambientes internos e externos das PME’s e o modelo italiano (LIMA, 1999);

• Vantagem competitiva (PORTER, 1989);

• Melhores desempenhos das Empresas (RUMMLER; BRACHE, 1996); e

• Manual de organização (CRUZ, 1997).

PGEPRO - Programa de Gestão de Processos

É uma metodologia que permite o diagnóstico preliminar, o desenho, o redesenho e o acompanhamento de processos organizacionais, considerando os seguintes princípios: flexibilidade, simplicidade, avaliação, resultados, integração e instrumentalização.

• Planejar e executar capacitação metodológica sobre os temas do PGEPRO;

• Realizar um diagnóstico técnico e situacional da gestão de processos na organização;

• Realizar, de forma participativa, o desenho e redesenho dos processos a serem alvo, identificando as disfunções presentes e implementando soluções rápidas para a questão crítica definida e a manualização e/ou automação de processos;

• Propor modelo de gestão de processos identificando as métricas de desempenho (pontos de controle ou indicadores de processos);

• Definir plano de implantação para os processos redesenhados e validados pela direção;

• Entregar relatório final com recomendações da consultoria.

1. Diagnóstico situacional de processos;

2. Análise e Desenho de Processos (AS IS);

3. Redesenho, manualização e automação de processos (TO BE); e

4. Acompanhamento e gestão de processos.

• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PGEPRO: Programa de Gestão de Processos. Fortaleza: IAGEE, 2009.

• Construção de uma Metodologia de Mapeamento de Processos (CUNHA; LIMA, 2011);

• Reengenharia (HAMMER ; CHAMPY, 1994; HAMMER; STANTON, 1995; );

• Sinais vitais (HRONEC, 1994).

• Estruturas de redes nos ambientes internos e externos das PME’s e o modelo italiano (LIMA, 1999).

• Gestão de Processos (PAIM; CARDOSO; CAULLIRAUX; CLEMENTE, 2009; SILVA, 2015; SORDI, 2014; BROCKE; ROSEMANN, 2013).

• Vantagem competitiva (PORTER, 1989).

• Melhores desempenhos das Empresas (RUMMLER; BRACHE, 1996);

• Manual de organização (CRUZ, 1997).

PROATENDE - Programa de Excelência no Atendimento

É uma metodologia que busca a implantação e gestão de processo de atendimento em nível de excelência de produtos & serviços junto aos clientes.

• Desenvolver, de forma prática, uma metodologia aderente à realidade brasileira, a partir do diagnóstico, da definição do modelo de atendimento para a organização e da gestão do processo;

• Desenvolver e implantar um modelo customizado, capacitação, avaliação e reconhecimento da equipe de atendimento em todos os ambientes da organização que interagem com os clientes, porém dentro de uma abordagem prática e vivencial;

• Desenvolver e implantar modelo de gestão do atendimento com avaliação através de indicadores quantitativos e qualitativos de atendimento, vinculados às estratégias de negócios e aos resultados pretendidos.

1. Diagnóstico do Atendimento;

2. Definição do fluxo: Pré-atendimento; Atendimento; e Pós-atendimento;

3. Implantação piloto e definitiva;e

4. Avaliação e acompanhamento do modelo.

• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PROATENDE: Programa de Excelência no Atendimento. Fortaleza: IAGEE, 2015.

• ROCHA, Joice Rodrigues Vasconcelos; LIMA, Marcos Antonio Martins; ROCHA, Roberto Ednísio Vasconcelos. Qualidade de atendimento na Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC): análise a luz do modelo SERVQUAL. Rio de Janeiro: ENEGEP – XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 13 a 16 de outubro de 2008.

• KOTLER, Philip. Marketing para o Século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 1999.

• SPILLER, Eduardo Santiago; PLÁ, Daniel; LUZ, Ferreira da; SÁ, Patrícia Riccelli Galante de. Gestão de serviços e marketing interno. 3ª ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2006.

• STONE, Merlin; WOODCOCK, Neil; Marketing de relacionamento. São Paulo: Litera Mundi, 1998.

PROVENDAS - Programa de Aceleração de Vendas

É uma metodologia que busca a implantação e gestão de um novo processo de vendas em nível de excelência junto aos clientes e ao mercado
É uma metodologia que busca consolidar um novo modelo comercial, considerando-se o atual contexto econômico, social e político, visando a melhoria dos resultados comerciais e financeiros, com um alinhamento da cultura organizacional na sua área de vendas.

1. Alinhamento estratégico com a Direção da organização

2. Diagnóstico da Área Comercial: equipe, atendimento, estrutura organizacional, métricas e resultados

3. Perfilamento: avaliação técnica do perfil: competências, desempenho e metas;

4. Gestão e Sistema: novas estratégias e estrutura, metas e Processos de monitoramento e reconhecimento da equipe; e

5. Escola de Vendas & Motivação: Convenções de Vendas e Campanhas Motivacionais/Placar de Vendas.

• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PROVENDAS: Programa de Aceleração de Vendas. Fortaleza: IAGEE, 2015.

• Contrato de Avaliação (LIMA, 2005);

• Gestão de sistemas de recompensas (LIMA, 2009);

• Sincronismo Organizacional (ALBUQUERQUE; ROCHA, 2006);

• Gestão Estratégica (HITT; IRELAND; HOSKISSON, 2008; KAPLAN; NORTON, 1997; BARNEY; HESTERLEY, 2007; LIMA, 2001);

• Gestão de Pessoas (ULRICH, 2000; ANDRÉ MASCARENHAS, 2008)

• Gestão de Processos (PAIM; CARDOSO; CAULLIRAUX; CLEMENTE, 2009; SILVA, 2015; SORDI, 2014; BROCKE; ROSEMANN, 2013).

PROCUSTOS - Programa de Gestão de Custos e Despesas

É uma metodologia que busca desenvolver estudos para melhoria da gestão financeira e sustentabilidade organizacional através da implantação de plano para otimização de custos, orçamentos e despesas.

• Realizar diagnóstico visando levantar informações, analisar e Identificar as lacunas de custos, priorizá-las e atacá-las com metas e planos de ação específicos;

• Identificar e disseminar as melhores práticas e o controle efetivo dos custos, orçamentos e despesas envolvidos nos processos da organização;

• Aplicar projeto de mobilização das equipes internas para colaboração no programa;

• Oferecer uma abordagem eficiente para a eliminação dos desperdícios e da ineficiência associada aos seus processos;

• Maior controle e domínio de seus custos e das variáveis relacionadas a sua gestão.

1. Alinhamento estratégico com a Direção da organização

2. Diagnóstico com a identificação do problema (objeto da melhoria);

3. Estabelecimento da Meta Geral;

4. Análise das fontes, natureza, causas, valores e variações;

5. Elaboração do Plano de Ação e Orçamentos;

6. Execução do Plano de Ação e Orçamentos;

7. Verificação (checagem) do cumprimento das ações previstas;

8. Execução de ações corretivas.

• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PROCUSTOS: Programa de Gestão de Custos e Despesas. Fortaleza: IAGEE, 2015.

• CAMPOS, V. F. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 8. ed. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2004.

• CAMPOS, V. F. O verdadeiro Poder. Nova Lima. INDG Tecnologia e Serviços Ltda. 2009.

• COOPER, R.; SLAGMULDER, R. Redução de Custo com inteligência. HSM Management 40 setembro-outubro 2003.

• DEMING, W. E. Qualidade: a revolução da administração. São Paulo: Marques Saraiva, 1990.

• DRUCKER, Peter. Administrando para obter resultados. Tradução de Nivaldo Montingelli Jr. São Paulo: Pioneira, 1998.

• ISHIKAWA, Kaoru. What Is Total Quality Control?: The Japanese Way. Hardcove, 1985.

• SILVA, J.P. Análise Financeira de Empresas. 5 ed., São Paulo: Atlas, 2001.

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