Avaliação
Todas as soluções metodológicas do eixo de avaliação podem ser aplicadas de forma presencial e/ou on line, sendo ainda customizadas para a realidade do cliente.
Diagnóstico da Gestão Empresarial (Empresas)
É um projeto de DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL com fundamento no PRODESO – Programa de Sustentabilidade Organizacional, de domínio e aplicação do IAGEE
1. Apresentar e validar com o cliente, um Plano de Projeto com o planejamento das ações, produtos a serem gerados e resultados com cronograma de projeto;
2. Definir um Plano de Comunicação Interna para o Projeto;
3. Orientar na mobilizar as lideranças internas das áreas envolvidas por meio de sensibilização para o desenvolvimento do Projeto;
4. Realizar levantamento de dados, observação “in loco” e entrevistas em algumas das seguintes estruturas: gestão estratégica; gestão comercial e marketing; gestão financeira; gestão administrativa; gestão organizacional, processos e qualidade; gestão de pessoas; gestão de tecnologias; gestão logística; e gestão de operações ou serviços e outras;
5. Apresentar resultados parciais à Diretoria/Gestores da organização;
6. Apresentar recomendações de melhoria com soluções rápidas a serem implantadas na organização;
7. Elaborar Relatório Técnico com recomendações do IAGEE.
• BERTI, Anélio. Diagnóstico empresarial: teoria e prática. São Paulo: Ícone, 2001.
• BUCHELE, Robert B. Diagnóstico de empresas em crescimento. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1976.
• COSTA, Luiz Guilherme Tinoco Aboin. Análise Econômico-financeira de Empresas. Rio de Janeiro. Editora FGV, 2008.
• GOULART JR. Rogério. Custeio e precificação no ciclo de vida das empresas: estudo de caso múltiplos. UFSC/CTC. 2006.
• LIMA, Marcos Antonio Martins. Sustentabilidade Organizacional: avaliação & gestão. Curitiba: Brazil Publishing, 2020.
• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PRODESO: Programa de Sustentabilidade Organizacional. Fortaleza: IAGEE, 2009.
• HITT, Michael A.; IRELAND, R. Duarte; HOSKISSON, Robert E. Administração Estratégica: competitividade e globalização. 2 ed. Tradução: All Tasks. São Paulo: Thomson Learning, 2008. 415p.
• OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Estrutura organizacional: uma abordagem para resultados e competitividade. São Paulo: atlas, 2006a.
• PODER, Vera. Diagnóstico & soluções em RH: fazendo o que precisa ser feito. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.
• SILVA, José Pereira da. Análise Financeira das Empresas: 5ª Edição: São Paulo: Atlas, 2001.
Diagnóstico da Gestão Institucional (Órgãos Públicos e Organizações do Terceiro Setor)
É um projeto de DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL com fundamento no PRODESO – Programa de Sustentabilidade Organizacional, de domínio e aplicação do IAGEE.
1. Apresentar e validar com o cliente, um Plano de Projeto com o planejamento das ações, produtos a serem gerados e resultados com cronograma de projeto;
2. Definir um Plano de Comunicação Interna para o Projeto;
3. Orientar na mobilizar as lideranças internas das áreas envolvidas por meio de sensibilização para o desenvolvimento do Projeto;
4. Realizar levantamento de dados, observação “in loco” e entrevistas tomando por base as estruturas essenciais de gestão a serem mapeadas com o Cliente e específicas da instituição;
5. Apresentar resultados parciais à Administração Superior da instituição;
6. Apresentar recomendações de melhoria com soluções rápidas a serem implantadas na instituição;
7. Elaborar Relatório Técnico com recomendações do IAGEE.
• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PRODESO: Programa de Sustentabilidade Organizacional. Fortaleza: IAGEE, 2009.
• LIMA, Marcos Antonio Martins. Sustentabilidade Organizacional: avaliação & gestão. Curitiba: Brazil Publishing, 2020.
• ALBUQUERQUE, Alan; ROCHA, Paulo. Sincronismo organizacional: como alinhar a estratégia, os processos e as pessoas. Um guia prático para redesenhar a organização e seus processos. São Paulo: Saraiva, 2006.
• BERGUE, Sandro Trescastro. Gestão de pessoas em organizações públicas. 3 ed. Caxias do Sul, RS: Educs, 2010.
• KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. The Balanced Scorecard: Translating Strategy into Action. Boston: Harvard Business School Press, 1996.
• LIMA, Marcos Antonio Martins. Educação, competências e desempenho: chaves humanas para a auto-sustentabilidade organizacional. Fortaleza: Ed. UECE, 2004. 303p.
• LONGO, Francisco. Mérito e flexibilidade: a gestão de pessoas no setor público. São Paulo: FUNDAP, 2007.
• PRESTES MOTTA, Fernanco C.; CALDAS, Miguel P. (Orgs.). Cultura organizacional e cultura brasileira. São Paulo: Atlas, 1997.
• TANURE, Betânia; EVANS, Paul; PUCIK, Vladimir. A Gestão de Pessoas no Brasil: virtudes e pecados capitais. Rio de JaneiroÇ Elsevier. 2007.
Diagnóstico das Necessidades de Treinamentos (DNT)
É um projeto de DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTOS com fundamento no PROAGE – Programa de Avaliação & Gestão Educacional, de domínio e aplicação do IAGEE.
1. Apresentar e validar com o cliente, um Plano de Projeto com o planejamento das ações, produtos a serem gerados e resultados com cronograma de projeto;
2. Definir um Plano de Comunicação Interna para o Projeto;
3. Orientar na mobilizar as lideranças internas das áreas envolvidas por meio de sensibilização para o desenvolvimento do Projeto;
4. Realizar levantamento de dados, observação “in loco” e entrevistas em algumas das seguintes estruturas de capacitação: estratégica, organizacional, setorial, de equipes e pessoas;
5. Apresentar resultados parciais à Diretoria/Gestores da organização;
6. Apresentar proposta de Plano de Capacitação para a organização;
7. Elaborar Relatório Técnico
• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PROAGE: Programa de Avaliação & Gestão Educacional. Fortaleza: IAGEE, 2009.
• BOMFIM, David F. Pedagogia do treinamento: correntes pedagógicas no treinamento empresarial. Rio de Janeiro, Qualitymark, 1998. 150p.
• BOOG, Gustavo G. (coord). Manual de treinamento e desenvolvimento/ABTD, Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento. São Paulo, Makron Books, 1994. p.15-34.
• LIMA, Marcos Antonio Martins. Avaliação de programas educacionais em organizações: contrato de avaliação e indicadores de aproveitamento. Fortaleza: Editora UFC, 2005. 286p.
• LIMA, Marcos Antonio Martins; MARINHO, Gabrielle Silva. Pedagogia Organizacional: gestão, avaliação e práticas educacionais. Fortaleza: Editora UFC, 2013. 222p.
• LIMA, MARCOS ANTONIO MARTINS; XENOFONTE, F. V. R. V. Avaliação, Gestão e Política de Capacitação no Serviço Público. Artigo: FFBusiness, v. 13, p. 1-20, 2015.
Pesquisa de Clima Organizacional
É um projeto de PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL com fundamento no PRORH – Programa de Recursos Humanos Estratégico, de domínio e aplicação do IAGEE.
1. Alinhamento e Orientação com a Diretoria e com a Equipe de projeto;
2. Estruturação e Validação do Método (mapeamento de estruturas essenciais e pesquisa quanti-quali), da Comunicação do projeto e técnicas/instrumentos da Pesquisa de Clima Organizacional;
3. Divulgação e Aplicação da Pesquisa de Clima Organizacional
4. Consolidação e análise dos dados levantados nos instrumentos (questionários quantitativos/qualitativos e roteiros de entrevistas qualitativas) da Pesquisa de Clima Organizacional;
5. Elaboração do Relatório de Análise Quantitativa, Qualitativa e Recomendações de melhoria;
6. Apresentação da Pesquisa de Clima Organizacional e Elaboração do Plano de Ação/Gestão do Clima Organizacional.
• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PRORH: Programa de Recursos Humanos. Fortaleza: IAGEE, 2009.
• CODA, R. Pesquisa de clima organizacional e gestão estratégica de recursos humanos. In: BERGAMINI, C. W.; CODA; R. (organizadores). Psicodinâmica da vida organizacional: motivação e liderança. São Paulo: Atlas, 1997.
• LUZ, Ricardo Silveira. Gestão do clima organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.
• OLIVEIRA, M. A. Pesquisas de clima interno nas empresas: o caso dos desconfiômetros avariados. São Paulo : Nobel, 1995.
• SOUZA, Edela Lanzer Pereira. Clima e cultura organizacional: como se manifestam e como se manejam. São Paulo. Edgar Blücker, 1978.
Pesquisa Salarial e de Remuneração
É um projeto de PESQUISA SALARIAL E DE REMUNERAÇÃO com fundamento no PRE – Programa de Remuneração Estratégica, de domínio e aplicação do IAGEE.
1. Alinhamento e Orientação com a Diretoria e com a Equipe de projeto;
2. Estruturação e Validação do Método (mapeamento de itens a serem pesquisados de forma quanti-quali), da Comunicação do projeto e técnicas/instrumentos da Pesquisa;
3. Divulgação e Aplicação da Pesquisa Salarial e de Remuneração;
4. Consolidação e análise dos dados levantados nos instrumentos (questionários quantitativos/qualitativos e roteiros de entrevistas qualitativas) da Pesquisa Salarial e de Remuneração;
5. Elaboração do Relatório de Análise Quantitativa, Qualitativa e cruzamentos de resultados;
6. Apresentação de Relatório Técnico e recomendações do IAGEE.
• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PRE: Programa de Remuneração Estratégica. Fortaleza: IAGEE, 2009.
• CORRÊA, Waldir Evangelista. Participação nos Lucros ou Resultados: uma metodologia inteligente aplicável a todas as empresas. São Paulo: atlas, 1999. 174p.
• LIMA, Marcos Antonio Martins. GESTÃO DE SISTEMAS DE RECOMPENSAS: ESTUDO DE CASO EM INDÚSTRIA COM PROGRAMA DE REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA FOCADO NA “RESOURCE-BASED MANAGEMENT THEORY”. Revista Eletrônica Mestrado em Administração, v. 1, p. 4, 2009.
• MILKOVICH, George T.; NEWMAN, Jerry M. Compensation. 4th ed. Boston: IRWIN Homewood. 636p.
• ZIMPECK, Beverly G. Administração de salários. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 1990. 346p.
Pesquisa de Satisfação, Fidelização e Recomendação de Clientes
É um projeto de PESQUISA COM CLIENTES com fundamento no PRODESO – Programa de Sustentabilidade Organizacional, de domínio e aplicação do IAGEE.
1. Alinhamento e Orientação com a Diretoria e com a Equipe de projeto;
2. Estruturação e Validação do Método (mapeamento de itens a serem pesquisados de forma quanti-quali), da Comunicação do projeto e técnicas/instrumentos da Pesquisa;
3. Divulgação e Aplicação da Pesquisa de satisfação, fidelização ou recomendação;
4. Consolidação e análise dos dados levantados nos instrumentos (questionários quantitativos/qualitativos e roteiros de entrevistas qualitativas) da pesquisa de satisfação, fidelização ou recomendação;
5. Elaboração do Relatório de Análise Quantitativa, Qualitativa e cruzamentos de resultados;
6. Apresentação de Relatório Técnico e recomendações do IAGEE.
• REICHHELD, Frederick. A pergunta definitiva: você nos recomendaria a um amigo? Como gerar crescimento sustentável transformando clientes em promotores. Tradução de Sabine Alexandra Holler. Rio d Janeiro: Elsevier; São Paulo: Bain & Company, 2006.
• SCHIMITT, Bernd. H. Gestão da experiência do cliente: uma revolução no relacionamento com os consumidores. São Paulo: Bookmann, 2004.
• KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
• KOTLER, Philip. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PRODESO: Programa de Sustentabilidade Organizacional. Fortaleza: IAGEE, 2009.
Avaliação de Desempenho Humano e Organizacional
É um projeto de AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO com fundamento nas metodologias PRODESO – Programa de Sustentabilidade Organizacional e PAGED – Programa de Avaliação & Gestão do Desempenho, de domínio e aplicação do IAGEE.
1. Alinhamento e Orientação com a Diretoria e com a Equipe de projeto;
2. Estruturação e Validação do Método (mapeamento de itens a serem avaliados de forma quanti-quali), da Comunicação do projeto e técnicas/instrumentos da avaliação;
3. Divulgação e Aplicação da Avaliação de desempenho;
4. Consolidação e análise dos resultados nos níveis institucional, setorial, equipes e individual;
5. Elaboração do Relatório de Análise Quantitativa, Qualitativa e cruzamentos de resultados;
6. Apresentação de Relatório Técnico e recomendações do IAGEE.
• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PAGED: Programa de Avaliação & Gestão de Desempenho. Fortaleza: IAGEE, 2009.
• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PRODESO: Programa de Sustentabilidade Organizacional. Fortaleza: IAGEE, 2009.
• HARVARD BUSINESS REVIEW. Medindo o desempenho empresarial. Trad. Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: Campus, 2000.205p.
• Denilson Marcelino Fidelis; Silvana Martins Rodrigues Dourado; MARCOS ANTONIO MARTINS LIMA; MARCUS ALESSANDRE MUNIZ. Modelo de Gestão Estratégica e por Resultados: caso prático na Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (COGERH). Artigo CONSAD – V Congresso de Gestão Pública, Brasília-DF, 2012.
• LUCENA, Maria Diva da Salete. Avaliação de desempenho. São Paulo: Atlas, 1992.
• REIS, Germano Glufke. Avaliação 360 graus: um instrumento de desenvolvimento gerencial. São Paulo: Atlas. 2000. 141 p.
• SINK, D. Scott; TUTTLE, Thomas C. Planejamento e medição para a performance. Tradução de Elenice Mazzili e Lúcia Faria Silva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1993. 343 p.
Avaliação de Programas Educacionais
É um projeto de AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS com fundamento no PROAGE – Programa de Avaliação & Gestão Educacional, de domínio e aplicação do IAGEE
• Pré-programa: planejamento de avaliação e avaliação diagnóstica do programa de T,D&E;
• Programa de avaliação: Sensibilização dos stakeholders (educandos, educadores e gestores), execução da avaliação no início, durante e no final do programa de T,D&E, envolvendo avaliação de reação, aprendizagem, comportamento, desempenho e transferência; e
• Pós-programa: Avaliação resultados, retorno de investimentos, expectativas, experiências, eficácia ou impactos do programa de T,D&E.
• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PROAGE: Programa de Avaliação & Gestão Educacional. Fortaleza: IAGEE, 2009.
• LIMA, Marcos Antonio Martins. Avaliação de programas educacionais em organizações: contrato de avaliação e indicadores de aproveitamento. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará (UFC), 2005. 286p.
• LIMA, Marcos Antonio Martins. Educação, competências e desempenho: chaves humanas para a auto-sustentabilidade organizacional. Fortaleza: Ed. UECE, 2004. 303p.
• LIMA, Marcos Antonio Martins. Auto-avaliação e desenvolvimento institucional na educação superior: um projeto aplicado a cursos de Administração. Fortaleza: UFC, 2005. 626p.
• LIMA, MARCOS ANTONIO MARTINS. Avaliação de Programas nos Campos da Educação e da Administração: ideias para um projeto de melhoria ao modelo de Kirkpatrick. Artigo: Revista Electrónica Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 5, p. 199/2e.-216, 2007.
Avaliação de Serviços e Programas Sociais e Públicos
É um projeto de AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS, PROGRAMAS, PROJETOS, POLÍTICAS e PLANOS com fundamento no PROAGE – Programa de Avaliação & Gestão Educacional, de domínio e aplicação do IAGEE.
Avaliar o(s) serviço(s), projeto(s), programa(s), plano(s), sistema(s) e política(s) sociais e/ou públicos realizados ou a serem realizados por organizações do terceiro setor (privadas) ou governamentais (municipais, estaduais, nacionais ou internacionais), a partir de modernos métodos e técnicas avaliativas no campo das políticas públicas.
• Pré-programa: planejamento de avaliação e avaliação diagnóstica do projeto, programa, plano, sistema e política social e/ou pública;
• Programa de avaliação: Sensibilização dos stakeholders (atores envolvidos e comprometidos), execução da avaliação no início, durante e no final do projeto, programa, plano, sistema e política social e/ou pública; e
• Pós-programa: Avaliação resultados, retorno de investimentos, expectativas, experiências, eficácia ou impactos do projeto, programa, plano, sistema e política social e/ou pública.
• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PROAGE: Programa de Avaliação & Gestão Educacional. Fortaleza: IAGEE, 2009.
• Costa, Adriano César Rosa da; Ribeiro, Eleazar de Castro; Donato, José Varela; Barros Neto, J. P.; LIMA, MARCOS ANTONIO MARTINS; Marinelli, MarcosConstrução Democrática de Princípios e Políticas de Desenvolvimento Humano: uma experiência no Banco do Nordeste do Brasil S/A (BNB). RAP. Revista Brasileira de Administração Pública, Rio de Janeiro-RJ, v. 1, n.2005, p. 26-42, 2005.
• LIMA, MARCOS ANTONIO MARTINS; MOTA, T. L. N. G.; VIANNA, P. J. R.; XAVIER, F. M.; PONTES, D. I. S. Políticas Públicas de Incentivo à Inovação para o Varejo. CNDL & SEBRAE Nacional. Brasília-DF, Agosto/2017. 1 ed., v. 1, 132p.
• Francisco Rennys Aguiar Frota; Hugo Estênio Rodrigues Bezerra; Carlos Sérgio Mota Silva; LIMA, MARCOS ANTONIO MARTINS. Monitoramento de Ações e Projetos com Foco em Resultados: Caso COGERH. CONSAD – V Congresso de Gestão Pública, Brasília-DF, 2013. IAG – Instituto de Avaliação e Gestão (Nome de fantasia anterior).
Avaliação de Perfil Profissional (APP)
É um programa de AVALIAÇÃO DE PERFIL com fundamento nas metodologias PRORH – Programa de Recursos Humanos Estratégico, PAGED – Programa de Avaliação & Gestão de Desempenho e PGPC – Programa de Gestão por Competências, todas de domínio e aplicação do IAGEE para os setores privado, público e terceiro setor.
Avaliar o atual perfil do quadro de profissionais de forma a demonstrar os “gaps” em relação a um perfil de referência pós-pandemia, podendo envolver critérios como trajetória funcional, desempenho, competências, resultados e potencial a metodologia técnica, específica e customizada para a realidade organizacional.
- Pré-programa: planejamento da consultoria, mapeamento e elaboração de perfis profissionais baseado no novo contexto, direcionamento estratégico e critérios específicos;
- Programa de avaliação: execução com foco nas composições dos perfis mapeados e elaborados e sintonizado com modelagem de avaliação com indicadores, critérios e itens de critério com pesos específicos; e
- Pós-programa: tabulação, análise e consolidação dos resultados das avaliações aplicadas em modelagem de dados em relatório consolidado para tomada de decisão com os gaps identificados por participante, unidade, diretoria e consolidado; e recomendações técnicas para gestão de pessoas.
- IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PRORH: Programa de Recursos Humanos. Fortaleza: IAGEE, 2009.
- IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PAGED: Programa de Avaliação & Gestão de Desempenho. Fortaleza: IAGEE, 2009.
- IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PGPC: Programa de Gestão de Competências. Fortaleza: IAGEE, 2009.
- LIMA, Marcos Antonio Martins; NUNES, Paulo Roberto Carvalho; MATOS, Rita de Cássia Holanda; SILVA, Denize de Melo; SOUSA, Natália Rocha de. Programa Recursos Humanos Estratégicos (PRORH): Diagnóstico da Gestão de Pessoas na Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), In: MELLO, Roger Goulart; FREITAS, Patrícia Gonçalves de (Orgs.). Aplicação estratégica e multiplicidades da Gestão Contemporânea. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020. 613p.
- Educação, competências e desempenho (LIMA, 2004);
- Gestão por competências (DUTRA, 2001);
- Gestão Estratégica do Desempenho Humano (GILBERT, 1978; KAPLAN; NORTON, 1997);
- Gestão por Indicadores Qualitativos (LIMA, 2005; DUTRA, 2000);
- Contrato de Avaliação (LIMA, 2005);
- Recursos Humanos Estratégico (DAVE ULRICH, 2000);
- Campeões de Recursos Humanos (DAVE ULRICH, 1998);
- Gestão Estratégica de Pessoas com Scorecard (BECKER; HUSELID; DAVE ULRICH, 2001);
- A Gestão de Pessoas no Brasil (BETÂNIA TANURE; PAUL EVANS; VLADIMIR PUCIK, 2007);
- Mérito e Flexibilidade: a gestão de pessoas no setor público (FRANCISCO LONGO, 2007).
Desenvolvimento de Perfil Profissional (DPP)
É um programa de DESENVOLVIMENTO DE PERFIL com fundamento nas metodologias PRORH – Programa de Recursos Humanos Estratégico, PAGED – Programa de Avaliação & Gestão de Desempenho e PGPC – Programa de Gestão por Competências, todas de domínio e aplicação do IAGEE para os setores privado, público e terceiro setor.
Planejar e promover o desenvolvimento e acompanhamento dos participantes do APP – Avaliação do Perfil Profissional, visando a permitindo a redução dos “gaps” obtidos, com a definição de estruturas de desenvolvimento e capacitação.
- Pré-programa: planejamento da consultoria;
- Programa de avaliação: diagnóstico do atual sistema de treinamento, capacitação e desenvolvimento; mapear, definir e validar as estruturas de desenvolvimento e capacitação: cursos internos, externos ou in company presenciais, on line e híbridos, trilhas de aprendizagem, Feedback, Benchmarkings, filmes e vídeos, reuniões e grupos de interesse, experiências profissionais, livros, e-books, artigo, projeto, etc.; implanter metodologia automatizada de Planos de Acompanhamento e Desenvolvimento (PAD) dos participantes do APP SEBRAE com a definição de metas de redução de “gaps” (DE/PARA); Capacitação e mentoria aos gestores para aplicação dos PADs junto às suas equipes internas; Ferramenta para monitoramento e acompanhamento dos PADs de forma automatizada e com aplicação de indicadores de desenvolvimento; e
- Pós-programa: tabulação, análise e consolidação dos resultados das avaliações aplicadas em modelagem de dados em relatório consolidado para tomada de decisão com o comparativo dos gaps em várias aplicações do DPP por participante, unidade, diretoria e consolidado; e recomendações técnicas para gestão de pessoas.
- IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PRORH: Programa de Recursos Humanos. Fortaleza: IAGEE, 2009.
- IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PAGED: Programa de Avaliação & Gestão de Desempenho. Fortaleza: IAGEE, 2009.
- IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PGPC: Programa de Gestão de Competências. Fortaleza: IAGEE, 2009.
- LIMA, Marcos Antonio Martins; NUNES, Paulo Roberto Carvalho; MATOS, Rita de Cássia Holanda; SILVA, Denize de Melo; SOUSA, Natália Rocha de. Programa Recursos Humanos Estratégicos (PRORH): Diagnóstico da Gestão de Pessoas na Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), In: MELLO, Roger Goulart; FREITAS, Patrícia Gonçalves de (Orgs.). Aplicação estratégica e multiplicidades da Gestão Contemporânea. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2020. 613p.
- Educação, competências e desempenho (LIMA, 2004);
- Gestão por competências (DUTRA, 2001);
- Gestão Estratégica do Desempenho Humano (GILBERT, 1978; KAPLAN; NORTON, 1997);
- Gestão por Indicadores Qualitativos (LIMA, 2005; DUTRA, 2000);
- Contrato de Avaliação (LIMA, 2005);
- Recursos Humanos Estratégico (DAVE ULRICH, 2000);
- Campeões de Recursos Humanos (DAVE ULRICH, 1998);
- Gestão Estratégica de Pessoas com Scorecard (BECKER; HUSELID; DAVE ULRICH, 2001);
- A Gestão de Pessoas no Brasil (BETÂNIA TANURE; PAUL EVANS; VLADIMIR PUCIK, 2007);
- Mérito e Flexibilidade: a gestão de pessoas no setor público (FRANCISCO LONGO, 2007).
OUTRAS SOLUÇÕES
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