Educação

Todas as soluções metodológicas do eixo de educação podem ser aplicadas de forma presencial e/ou on line, sendo ainda customizadas para a realidade do cliente.

As metodologias dos eixos avaliação e gestão podem ser alvo de programas educacionais e aplicados de forma presencial, on line ou blended (parte presencial e parte on line).

Os programas educacionais on line são realizados através de Videoaulas abertas ou in company, ou com cursos on line abertos ou in company.

PEDG - Programa Estratégico de Desenvolvimento Gerencial

É uma metodologia educacional com ênfase na formação e no desenvolvimento gerencial e executivo para gestores e potenciais gestores organizacionais.

• Realizar diagnóstico situacional e preliminar, por meio de entrevistas com amostra de participantes, a fim de mapear os conteúdos para os módulos ou disciplinas componente do programa;

• Consolidar as competências dos cargos gerenciais, gerando o perfil do gestor para a organização, baseado na metodologia de gestão por competências;

• Construir os módulos ou disciplinas do programa a partir dos conteúdos mapeados no diagnóstico situacional, bem como de acordo com o perfil dos gestores;

• Definir modelos de Contrato Gerencial (objetivos e conteúdos de cada módulo) para acompanhamento pela Área de Gestão de Pessoas ao longo do programa e posterior;

• Construir o Manual do Gestor da organização ao longo do programa a ser adotado na organização durante e após o PEDG; e

• Definir previamente, em conjunto com a Área de Gestão de Pessoas, o modelo de avaliação durante e após os módulos do PEDG; e

• Realizar reuniões sistemáticas, ao final de cada 2 (dois) módulos, com a Diretoria da organização visando à verificação dos resultados do programa e do nível de atingimento do Contrato Gerencial estabelecido e negociado.

1. Pré-programa: planejamento de atuação, diagnóstico situacional e Perfil do gestor;

2. Programa educacional: Sensibilização da direção; Sensibilização dos participantes; planejamento educacional, execução dos módulos educacionais; e

3. Pós-programa: Avaliação, certificação e relatório técnico com recomendações.

• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PEDG: Programa Estratégico de Desenvolvimento Gerencial. Fortaleza: IAGEE, 2009.

• LIMA, Marcos Antonio Martins; SILVA, Denize de Melo; FIRMEZA, Julia de Souza. Programa Estratégico de Desenvolvimento Gerencial (PEDG): estudo avaliativo no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE). Qualitas Revista Eletrônica ISSN 1677 4280 v.21, n.1, jan/abril 2020, p.22-42.

• Andragogia (KNOWLES, 1980; 2009);

• Pedagogia Reflexiva (SCHON, 2000);

• Pedagogia da Experiência (DEWEY, 1971);

• Pedagogia de Projetos (KILPATRICK, 1978);
• Pedagogia Organizacional (LIMA; MARINHO, 2013); e

• Avaliação e gestão de programas educacionais (LIMA, 2005).

PRODE - Programa de Desenvolvimento de Equipes

É uma metodologia específica que visa o desenvolvimento de uma cultura de equipes, objetivando alcançar maior comprometimento e melhores resultados com a gestão de pessoas e equipes nas organizações públicas, do terceiro setor ou privadas.

• Contribuir para o desenvolvimento e a implantação de uma cultura de equipes na organização-alvo;

• Realizar um diagnóstico situacional com análise documental e de projetos, aplicação de técnicas de observações “in loco” e entrevistas individuais ou coletivas e, se necessário, a complementação de informações;

• Mapear os fenômenos grupais presentes na equipe de profissionais da organização-alvo;

• Aplicar os seguintes métodos e técnicas de desenvolvimento de equipes: troca de experiências, dinâmicas de grupo, construção coletiva-efetiva, exposição dialogada, trabalhos em equipe, dramatização, casos práticos, cenas de filmes, projetos aplicativos dentre outras técnicas; e

• Realizar encontro ou oficina de desenvolvimento de equipes visando a aplicação de técnicas baseadas nos fenômenos grupais mapeados, o tratamento para os desafios grupais e o modelo de gestão e acompanhamento das soluções compartilhadas;

• Aplicar a avaliação do programa considerando-se a percepção dos participantes e dos facilitadores.

1. Pré-programa: planejamento de atuação e diagnóstico situacional;

2. Programa educacional: execução dos encontros ou oficinas de desenvolvimento de equipes; e

3. Pós-programa: agenda de compromissos da equipe, relatório técnico e avaliação do programa.

• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PRODE: Programa de Desenvolvimento de Equipes. Fortaleza: IAGEE, 2009.

• LIMA, Marcos Antonio Martins; CABRAL. Sidarta Nogueira; OLIVEIRA, Andrea Nascimento de; SILVA, Denize de Melo; MACIEL, Ilana Maria de Oliveira. Programa de Desenvolvimento de Equipes (PRODE): estudo avaliativo no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) – Departamento Regional Ceará. Boletim Técnico Senac, Rio de Janeiro, v. 45, p. 131-153, n. 3, set./dez. 2019.

• Pedagogia nova – John Dewey (1971);

• Pedagogia de Projetos – William Kilpatrick (1978);

• Desenvolvimento de Equipes – Fela Moscovici (1980); Robbins e Finley (1997);

• Andragogia – Malcolm Knowles (1990);

• Pedagogia Reflexiva – Donald Shön (2000);

• Organizações de Aprendizagem – Peter Senge (1990); e

• Avaliação de programas educacionais – Lima (2005; 2008); Worthen, Sanders e Fitzpatrick (2004).

PROCONSULT - Programa de Formação de Consultores Internos e Externos

É uma metodologia que busca promover o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e resultados, considerando os aspectos técnicos e humanos na atuação do consultor organizacional de acordo com o método do algoritmo básico de consultoria.
Adotar metodologias ativas no processo de aprendizagem com aulas presenciais ou on line, videoaulas, resumo de textos, seminários presenciais e/ou virtuais, módulos e conteúdos presenciais e/ou on line.

1. Instalação e abertura do programa, apresentação dos facilitadores e levantamento de expectativas

2. Unidade I: Ambientação – visita e contatos imediatos com o cliente

3. Unidade II: Abordagem – interatividade e comunicabilidade com o cliente

4. Unidade III: Diagnóstico e Prognóstico – conhecimento do problema e indicativo de soluções

5. Unidade IV: Contratação – sensibilização e venda das alternativas de solução

6. Unidade V: Atuação – “Fazejamento” da consultoria

7. Unidade VI: Desengajamento – Exercitando o “desapego” ao serviço de consultoria e acompanhamento pós-venda;

8. Relatório técnico final e recomendações.

• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PROCONSULT: Programa de Formação de Consultores Internos e Externos. Fortaleza: IAGEE, 2009.

• BLOCK, Peter. Consultoria: o desafio da liberdade. São Paulo-SP: McGraw-Hill, 1991. 265 p.

• ELTZ, Fábio; VEIT, Mara. Consultoria interna: use a rede de inteligência que existe na sua empresa. Salvador-BA: Casa da Qualidade, 1999. 104p.

• KUBR, Milan. Consultoria: um guia para a profissão. Tradução: Joaquim Sérgio de Oliveira Corréa e Maria Regina Daltro Ferreira Carvalhal. Rio de Janeiro: Guanabara. 1986. 322p.

• MOCSÁNYI. Dino Carlos. Consultoria: o que fazer, como vender. São Paulo: Gente. 1997. 270p.

• ORLICKAS, Elizenda. Consultoria interna de recursos humanos: conceitos, cases e estratégias. 2 ed. São Paulo: Makron Books, 1998. 124p.

• SCHEIN, Edgar H. Consultoria de procesos: su papel en el desarollo organizacional. 2 ed. 1990. v. 1. 200p.

• WEINBERG, Gerald M. Consultoria: o segredo do sucesso. Tradução: Barbara Theoto Lambert. São Paulo: McGraw-Hill, 1990. 261p.

PROMENTOR - Programa de Mentoria

É uma metodologia educacional específica para processo de mentoria técnica e/ou executiva para diretores, gerentes e demais ocupantes de cargos ou funções gerenciais, bem como técnicos em desenvolvimento de carreira.
Diagnosticar, construir, aplicar e acompanhar metodologia específica para mentoria técnica e/ou executiva.

1. Pré-programa: planejamento da Consultoria, reuniões de trabalho com os orientadores e orientandos para o Programa e preparação de material customizado para a realidade da organização

2. Programa Educacional: execução de processo de mentoria com encontros para orientação e acompanhamento de plano de mentoria; e

3. Pós-programa: avaliação do processo e plano de mentoria visando a melhoria de resultados profissionais e comportamentais.

• IAGEE, Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Metodologia PROMENTOR: Programa de Mentoria. Fortaleza: IAGEE, 2014.

• Aprendizagem experiencial (DAVID KOLB, 1984);

• Mentoring at work: developmental relationships in organizational lifes (KATHY KRAM, 1988);

• Experiência e educação (DEWEY, 1971);

• Cultura organizacional e liderança (EDGAR SCHEIN, 2007; 2009);

• Andragogia (KNOWLES, 1980, 2005);

• O que é Mentoria? (LIMA, 2016).

• Mentoria e desenvolvimento de pessoas (KATLINE SILVA, 2008; SOUSA; RIGO, 12007).

• Mentoring: prática & casos: fundamental para o desenvolvimento de carreiras (ROSA BERNHOEFT, 2014).

OUTRAS SOLUÇÕES

O IAGEE desenvolve soluções integradas e customizadas para a realidade dos clientes, basta nos acionar.